terça-feira, 9 de julho de 2013

Participação do Mesa Ao Vivo Rio de Janeiro - Revista Prazeres da Mesa - Unisuam e Morro do Alemão - COZINHA MINEIRA

O meu prato apresentado para o público , o CONFIT DE GALINHA CAIPIRA COM NHOQUE DE QUIABO AO MOLHO CREMOSO DE PEQUI trabalhou muito em cima do tema do MESA AO VIVO RIO DE JANEIRO que foi a “Cozinha Revolucionária : dos ingredientes de segunda à comida de primeira “.

Sendo assim falando muito bem da maravilhosa cozinha mineira que tenho no sangue apresentei a nossa deliciosa GALINHA CAIPIRA dos pequenos criadores de Minas confitado na GORDURA DE PALMA , um ingrediente saudável e 0% de gordura transgênica , outro ingrediente principal foi o nosso velho e conhecido QUIABO , mas as informações passadas aos participantes foi que pouca gente sabe mas é um excelente alimento para gestante devido o seu alto teor de ferro , e dependendo do solo excelente quantidade de cobre , importante para nossa saúde. 


Além disso o “ouro do cerrado “ esteve presente , o PEQUI com seu amarelo dourado em um sabor mais leve e cremoso para que os não conhecem não gostassem devido o seu gosto forte e por último dando a liga no nhoque de quiabo a sensacional BATATA DOCE com sua fonte rica de açúcar , alimento onde alguns sabem que é o principal ingrediente no prato do trabalhador braçal ou a galera da malhação , enfim espero que tenham gostado aqueles que degustaram e em uma próxima oportunidade mais novidade da minha linda e querida e amada MINAS GERAIS !!!!!!!



"Chão de cimento queimado, fogão construído a partir de técnicas tradicionais, quando não feito a partir dos cupinzeiros que surgem nos pastos ou de latões embutidos nas grossas paredes de adobe. Lingüiças ou carnes defumando, dependuradas. 


Chaminé ativa, fumaça subindo pelo céu, avisando com seu aroma típico da roça que há quitandas ou "comidas de angu" esperando os comensais.


Que mineiro nunca viveu essa experiência gastronômica típica mineira, nem que seja em um dos muitos restaurantes típicos de comida mineira? São muitos os cereais, são muitas as formas de se fazer um angu com fubá de moinho d'água, de refogar verduras da horta ou dos quintais, como couve, almeirão, taioba, cansanção, ora-pro-nobis...


 O que dizer do quiabo, da abóbora-menina, da abobrinha? E o pastel de angu? E o galopé? E o chuchu com bacalhau? O torresmo crocante, a carne na lata de gordura, o pernil temperado, o leitão à pururuca, o feijão tropeiro, o franguinho caipira?"


Nenhum comentário:

Postar um comentário