segunda-feira, 26 de março de 2012

A ESTRELA DA SEMANA !!!


RECEITA ECOLOGICAMENTE SUSTENTÁVEL !!!
  
E nessa onda dos produtos sustentáveis,a estrela dessa semana é cultivada principalmente em São Paulo,mas encontra-se também em outros estados, com destaque para Espírito Santo, Rondônia, Pará e Bahia.Ela mesmo, a PALMEIRA PUPUNHA é rústica e rebrota depois de cortada, o que a torna uma alternativa rentável.
O tempo de colheita também é mais curto: de 18 a 24 meses a partir do plantio. Além disso, ao contrário do palmito comum, o pupunha não escurece, o que permite outras formas de consumo além da tradicional, em salmoura acidificada. Isso faz com que tenha um apelo muito grande para o pequeno produtor, que pode comercializar o palmito sem recorrer ao processamento industrial.
Não é necessário ter uma área grande para cultivar a palmeira. A produção pode ser planejada de acordo com as possibilidades e necessidades do produtor. Porém, se a idéia for produzir para a indústria de processamento, recomenda-se que a área mínima seja de 100 hectares.
 
Além dessas informações ,montamos uma receita maravilhosa para que todos possam aproveitar !!!!!

 
PALMITO Á MODA DO CHICO MINEIRO.

Ingredientes:
400 grs Palmito Pupunha in natura (só a parte macia)
20 Ml de suco de limão
20 ml óleo de Girassol
3 dentes de alho em cubos bem pequenos
1 cebola pequena em cubos bem pequenos
50 gr tomate sem semente em cubos bem pequenos
1 colher de sopa de extrato de tomate
10 grs de açúcar para tirar a acidez
1 cubo de caldo de galinha caipira
1 pimenta dedo de moça (opcional)
1 Mole de cheiro verde picado bem fino
500 água fervente

MODO DE PREPARO:
1- Retire a casca dura do palmito, corte em rodelas a parte macia em fatias finas e deixe de molho em água com o suco de 2 limões por 30min.
2- Aqueça uma caçarola e adicione o óleo, o alho e a cebola e refogue.
3- Acrescente o tomate em cubos,o extrato de tomate e o açúcar.
4- Refogue até o tomate desmanchar e junte o palmito já escorrido,a pimenta e o caldo de galinha. Mexa por 1 minuto, tomando cuidado para as fatias não quebrarem.
5- Vá colocando água quente aos poucos e cozinhe,com a panela tampada em fogo médio,até o palmito ficar macio.
6-Cubra com cheiro verde e sirva, de preferência com um franguinho caipira com ora-pro-nobis.
(Dica: Podemos colocar algumas conchas de caldo do cozimento do frango caipira que vocês estavam fazendo no cozimento do palmito.)

BOM APETITE MEUS QUERIDOS  E FAÇA PARTE DE UM MUNDO SUSTENTÁVEL !!!

quinta-feira, 22 de março de 2012

24ª Expofood 2012 (RioCentro/Rio de Janeiro).

A D&A GASTRONOMIA esteve presente nesta quarta-feira, dia 21 de Março,a 24ª edição do Evento Super Rio Expofood 2012,onde foi um verdadeiro show de Conhecimento, Tecnologia e Modernidade, e certamente baseado nessa trilogia,nós como muitos outros empresários fizemos muitos bons negócios  durante a visita a feira.
Com forte crescimento do poder aquisitivo da população em geral, assim como também da ampliação da base de clientes potenciais, esta que é uma das maiores e melhores Feiras de Alimentos, Bebidas, Equipamentos, Serviços e Tecnologia da América Latina, em que se reúne empresários, empreendedores, formadores de opinião e colaboradores dos setores envolvidos, onde estavão todos dispostos a estreitar laços, dar e receber informações, trocar experiências, ensinar e aprender, e principalmente fechar ótimos negócios e parcerias neste Evento que transforma marketing de relacionamento em resultado comercial, gerando sempre, e cada vez mais, inúmeros frutos durante todo o ano.
Empresas participantes da 24ª Convenção Supermercadista.










Sendo assim,ótimas surpresas ocorreram como no 16º Gourmet Show. O espaço que já é sucesso no setor profissional e na mídia especializada, promoveram, demonstrações culinárias e concursos específicos na área de gastronomia, dentre eles o de “Gourmet”, de “Pratos” e o de “Chef Revelação”. 



Demais empresas na área de panificação e confeitaria demonstraram novas tecnologias em relação a facilidade na produção dentre os setores.
Por exemplo a máquina de coxinha e salgados totalmente automatizada,onde produz até 3 mil salgados por hora.








A máquina de empanar coxinhas,salgadinhos,nuggets,filés e etc, em uma produção diária  de até 19mil peças por hora.













Este evento, o maior do setor no Estado do Rio de Janeiro, e hoje já certamente um dos maiores do Brasil,onde havia auditórios destinados a palestras especializadas para a 24ª Convenção Supermercadista, 13° Seminário Nacional de Panificação & Confeitaria e ao 16° Gourmet Rio, que aconteceram paralelamente.

 Exposição de produtos para cozinhas exuberantes.









Oficinas gastronômicas.












E é com a maior satisfação que nós da D&A GASTRONOMIA fizemos parte deste grandioso evento e que realmente vale a pena visitar.